sexta-feira, 29 de abril de 2011

Determinação

Um traço característico das pessoas bem sucedidas, muito comum entre os que alcançaram e os que alcançarão o sucesso. Determinação!

É incrível o poder que uma pessoa determinada tem de alcançar qualquer objetivo na vida. Para pessoa determinada o que importa é a meta almejada, ela sabe de todos os desafios, sabe de todos os problemas, mas enfrenta tudo com uma força espetacular, que bloqueia qualquer pensamento negativo, descarta qualquer falta de perspectiva e acredita somente que pode, e luta até conseguir.

Certa vez assistindo um programa de televisão vivenciei um caso real e de muita determinação. No programa o apresentador escolhe uma pessoa para fazer uma reforma geral em sua casa, porém, para que essa transformação fosse feita, a pessoa tinha que cumprir uma prova. Quando o apresentador falou o que seria a prova eu achei que jamais fosse alcançada, era simplesmente conseguir 1 tonelada de alimentos com a vizinhança, como se não bastasse tudo deveria ser alcançado com apenas 30 minutos, do contrário a pessoa não ganharia a premiação. Para minha surpresa e a de muitos expectadores o objetivo foi alcançado e ainda sobrou pouco mais de 1 minuto. Isso é uma prova real que com determinação e ação todos os embaraços e obstáculos são dissipados e superados.

Para que possamos determinar alguma coisa, necessitamos enxergar de forma clara o nosso principal objetivo, isso fará com que tenhamos motivação, motivo para ação, a pessoa motivada é determinada, é desinibida, é corajosa, tem fé, é persistente, luta até conseguir.

Certa vez ofereci uma oportunidade de trabalho a uma mãe, que dizia ter um sonho de dar uma vida melhor para o seu filho. Após ter dado todas as coordenadas de como ela poderia crescer com a oportunidade, a resposta dela foi que era muito tímida e que não seria capaz. No mesmo instante tive uma idéia, contei uma breve estória em que o seu filho fazia parte, os dois estavam em uma praia muito movimentada, der repente um descuido dela e a criança desapareceu, se perdeu em meio aquela multidão.

Perguntei a ela, qual seria a atitude dela diante da situação. Você provavelmente já tem idéia da resposta. Ela disse que sairia gritando pelo nome do filho e perguntando a todo mundo se o encontraram.

Aonde foi parar a timidez daquela mulher? Qual foi o segredo para vencer aquela timidez?

O grande segredo foi que ela tinha um grande motivo, isso fez com que ela obtivesse uma atitude nobre de determinação, naquele instante nada há impediria de alcançar o objetivo de encontrar o seu filho.

Quanto tempo estamos perdendo, simplesmente por não buscar um motivo que nos leve a uma determinação de alcançar um determinado alvo.

Reserve um tempo para pensar no que você mais quer na vida, anote tudo o que você quer, procure encontrar alternativas que o ajude a formular um plano de ação claro. Se todos os dias você separar um tempo para essa tarefa, as idéias virão, você terá visões claras em sua mente, relampejos de estratégias vão fluir e farão com que você tenha motivação e determinação para executar um plano, consequentemente alcançar o resultado esperado.

Quando uma grande idéia chegar é hora da determinação entrar em ação. Imediatamente comece a fazer o que tem que ser feito, independente se ainda não esta do jeito que você imaginou, os seus primeiros passos determinados abrirão todas as portas para você alcançar o seu objetivo.

Você é uma pessoa vitoriosa, sei e tenho plena convicção de que você pode! Você pode ir bem além... Saia dessa zona de conforto ela não te leva a lugar nenhum, determine a vencer o medo, a timidez, determine a ter disciplina, a acordar cedo, a exercitar-se, determine a ver somente o lado bom das coisas, a rejeitar notícias ruins, determine a chegar ao pódio, a receber o prêmio, o seu lugar é no topo, você é um vencedor!

Você Pode!

Só depende de você!

Conte comigo.

Veja também: